Como montar uma tabela salarial por sistema de pontos

Após apresentar toda a metodologia de como descrever um cargo e estabelecer uma pontuação através das graduações de cada competência, Vamos verificar como efetuar a criação de uma tabela salarial, através dos pontos apurados para cada função.

 Em primeiro lugar, é necessário levantar todos os dados obtidos nas devidas pontuações de cada função e ainda mostrar todos os valores apurados em pesquisa salarial (caso a empresa tenha optado por tal levantamento), ou os valores de salários reais, pagos na devida empresa, conforme tela abaixo:

i1 

Com o auxílio do Excel, você pode facilmente encontrar os valores de Inclinação e Intercepção da reta, sem fazer nenhum calculo estatístico, o que dificultaria nosso entendimento nesta hora, porém para uma pessoa que queira se envolver em Cargos e Salários é substancialmente importante o conhecimento da estatística, o que recomendo um estudo mais aprofundado da matéria.

 Voltando ao Excel, com os dados acima apresentados, basta selecionar as colunas de pontos e salários, e clicar em gráficos, para que o Excel inicie a confecção de um gráfico de acordo com os dados.

 Optar por um gráfico de dispersão com comparação de pares de valores, que após finalização será apresentado o gráfico abaixo:

 i2

Para a apresentação da equação da reta, que nos fornecerá os valores de inclinação e intercepção, basta clicar com o botão direito do mouse em formatar linha de tendência, marcando as opções “Exibir equação no gráfico” e “Exibir valor de R-quadrado no gráfico”.

 i3

O resultado de r-quadrado representa a correlação existente entre os valores das duas matrizes, onde pode variar de “-1” (menos um) até “+1” (mais um).

 Quanto mais perto de (1) um for o valor, maior é a correlação entre os valores de cada coluna.

 O ideal para uma construção da tabela salarial é fazer com que tal valor fique igual a 1, e a intenção de conhecer a equação da reta é proporcionar uma melhor distribuição dos valores em relação aos pontos de cada função. Se substituir na equação, o valor de “X” pelos números de pontos terá uma tabela salarial ajustada à equação, onde o R quadrado será equivalente a 1.

 Tabela utilizando número de pontos em lugar da incogta “x”

  Equação da reta no gráfico à (y = 6,7448 * X – 68,676)

 i4

Se fizermos o mesmo processo para verificar o novo gráfico e solicitarmos a apresentação da equação da reta e do R-quadrado, verá que os valores ficaram distribuídos sobre a reta e o valor do R-quadrado será igual a 1

 

Valores no gráfico para verificação da posição na reta.
Observar o valor de R – coeficiente de correlação (=1 – total correlação)

 i5

Construção de tabela salarial com range de percentuais preestabelecidos.

 

Para tal construção de tabela, utilizamos o valor apurado e ajustado pela reta como valor médio de tabela e desenhamos uma tabela salarial com quantos steps necessitamos.

Para a demonstração abaixo, efetuamos a criação de uma tabela com 5 steps sendo 2 faixas abaixo da Média, com percentuais de 80 e 90% do devido valor e 2 faixas acima da Média, com percentuais de 110 e 120% do devido valor.

Para estes casos é possível verificar que existe uma sobreposição de valores, onde o ultimo step de uma faixa, quase sempre é maior que o primeiro step da faixa seguinte.

Às vezes é um problema que não conseguimos escapar, e por estas razões, a descrição e a pontuação dos cargos, nunca deixa com que uma função ascendente fique alocada na faixa seguinte a função anterior. O ideal é que cada uma das funções com ascensão esteja 2 ou 3 faixas abaixo da anterior, pois evita com que um profissional de cargo com nível inferior no departamento ganhe mais do que outro que tenha o mesmo cargo e um nível maior.

Exemplo:     Analista Contábil Junior  (Faixa 2) e  Analista Contábil Pleno (Faixa 4).

 i6

Tentando fugir da sobreposição de valores entre faixas dos grupos.

 Uma idéia para se tentar fugir da sobreposição, é verificar a diferença entre o valor de cada faixa e o próximo valor, através da divisão do maior sobre o menor. Como estamos falando em 5 faixas, sendo 2 maiores e duas menores, basta apurar a Raiz Quadrada da menor diferença entre as faixas.

 Aplicando a divisão do valor sobre a raiz quadrada em cada uma das faixas anteriores teremos os valores correspondentes, e a multiplicação do valor sobre o resultado da Raiz nas faixas posteriores termos as próximas faixas.

 Quando a diferença de pontos de uma faixa para outra for muito grande, ainda teremos a sobreposição, que deverá ser ajustada manualmente.

 Exemplo da estrutura:

i7

Espero ter ajudado novamente.

 Até a próxima.
Edson Cassador
Administrador de Pessoal.

About these ads

5 respostas para Como montar uma tabela salarial por sistema de pontos

  1. Rita disse:

    Boa noite Edson!!

    Estou desenvolvendo um plano de cargos e salários para a empresa onde trabalho e estou justamente na parte de construção da tabela salarial onde estou com muitas dúvidas.Estou utilizando a metodologia de pontos. Gostaria de saber se você dá consultoria nesta área de plano de cargos e salários ouu se teria alguem para me indicar. Li aqui no blog o seu comentário sobre o assunto e gostei muito.
    Aguardo retorno!

    Rita

    • Edson disse:

      Rita,
      As matérias publicadas neste site são provenientes de pensamentos, trabalhos já efetuados e de cursos efetuados durante minha carreira profissional.
      Meu único objetivo, é distribuir o conhecimento adquirido, sem nenhuma cobrança, uma vez que guardados não tem valor nenhum.
      Indico você a procurar a consultoria RHemAção, que você poderá conhecer toda a metodologia demonstrada, de uma forma bem didática, e ainda tentar iniciar seu trabalho com maior planejamento. Caso necessite de consultoria, eles poderão te ajudar ou indicar.

      Um forte abraço e boa sorte.
      Edson Cassador

  2. Nívea Paula Gouveia disse:

    Edson,
    você não só ajudou como me fez intender o que meu professor da facul não conseguiu. Agora sim posso dizer que sei fazer.
    Muito obrigada.

  3. Danielle disse:

    Edson,
    estou desenvolvendo o Plano de Cargos e Salários da empresa onde trabalho e minha patroa optou pelo sistema de pontos, mas não sei nem por onde começar…
    Em primeiro lugar, existe um padrao estrutural para o Plano de Cargos e Salários? Não estou sabendo como monta-lo.
    No sistema de pontos, como posso atribuir esses pontos? É de forma aleatoria?

    PS: Me formei em Letras e por isso estou tendo muita dificuldade em montar esse PCS.

    Grata,
    Danielle.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: